BONS NEGÓCIOS
BUSCADOR DE FRANQUIAS
VER TODAS
Francap
Você tem R$ 50 mil? Saiba mais sobre microfranquias antes de investir
Para especialista, interessado precisa avaliar se o franqueador só quer vender ou se realmente está comprometido com a evolução do negócio

A última pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2011, apontou 336 redes de microfranquias existentes no mercado. Diante de tantas opções, o sócio-diretor da consultoria Francap, André Friedheim, aconselha o investidor a buscar uma identificação com o segmento, além de pesquisar a estrutura da rede.

Segundo o consultor, as franquias de baixo investimento sempre existiram, mas criou-se a denominação microfranquias para opções com investimento de até R$ 50 mil. Em geral, elas são de serviços, não precisam de um ponto comercial e o próprio franqueado é o operador, o que exige uma estrutura pequena de pessoas para prestação do serviço.

"O franqueado precisa ter uma veia comercial forte. Pelo fato de ser um serviço, será preciso correr atrás do cliente. É diferente do varejo, de uma loja instalada no shopping, onde as pessoas passam em frente. Por isso, um dos grandes desafios do setor é o perfil do franqueado. Não é simplesmente vender a franquia, é vender a franquia para o franqueado certo", destaca.

Já do lado do interessado em comprar uma franquia, Friedheim aconselha algum tipo de identificação com o segmento escolhido. "O franqueado vai vender mais fácil uma coisa que ele conhece, acredita e confia. O fato de ser uma franquia barata não deixa de ter o mesmo risco de uma franquia cara. Dinheiro é dinheiro e será preciso dedicar tempo. Qualquer negócio, independentemente do tamanho, vai exigir uma dedicação muito grande para fazer esse negócio acontecer."

Outro ponto de atenção é avaliar o franqueador, entender qual a estrutura que ele oferece. "É importante avaliar se o franqueador só vender franquia ou se realmente está preocupado com a perenidade do negócio, buscando evolução, trazendo novas técnicas e novidades para a rede", afirmou o consultor.

André Friedheim também não concorda com o franqueado que usa a microfranquia como se fosse um "estágio" para avaliar sua adaptação ao modelo de negócio e depois comprar uma franquia maior. "Qualquer negócio que uma pessoa se propõe a fazer tem que ter dedicação e ser encarado como o grande negócio da vida dele", finaliza.

FONTE: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,voce-tem-r-50-mil-veja-cinco-opcoes-de-microfranquias-para-investir,2717,0.htm
icon facebook
icon facebook
Rua Pedroso Alvarenga, 1046 - 14º Andar - Itaim Bibi - São Paulo/SP | Tel. (11) 5180-5555 | Fax. (11) 3079-1998
desenvolvido por Criamix
NEWSLETTER