BONS NEGÓCIOS
BUSCADOR DE FRANQUIAS
VER TODAS
Francap
Veríssimo busca sócio para um novo shopping
Vinte e cinco anos depois, a história se repete. A Verpar, dona de 50% do Eldorado, pretende fazer de seu imóvel na rua Pamplona, nos Jardins, um novo shopping. O prédio de quatro andares está vazio. Seu único inquilino é o Carrefour, que ocupa o térreo. Em 1981, o shopping Eldorado foi erguido sobre um hipermercado do grupo, na época uma das maiores potências do varejo. "Isso nós sabemos fazer: shopping vertical em cima de supermercado", brinca Paulo Veríssimo, diretor de operações da Verpar Centros Comerciais. "Naquela época, o shopping era um de nossos menores negócios", lembra o herdeiro que está a frente do shopping desde 1991.

O projeto está previsto para daqui a dois anos. Por enquanto, Veríssimo procura um investidor. "Nós já fomos procurados por alguns, mas estamos avaliando. Não queremos investir sozinhos", diz Veríssimo, que descarta a possibilidade de abrir o capital da Verpar para levantar recursos. O hipermercado do Carrefour na rua Pamplona, que ocupa 4 mil metros quadrados, está entre as menores da rede em termos de área, mas figura entre as maiores em faturamento do grupo. A construção de um shopping no local seria um bom negócio para a varejista francesa, que arca sozinha com gastos como aluguel e IPTU.

Nos últimos três anos, a família Veríssimo dedicou-se a investir na renovação da estrutura do Eldorado. Foram gastos R$ 25 milhões, recursos que vieram integralmente do caixa do shopping. O próprio Veríssimo reconhece, porém, que muitas das mudanças que foram implementadas não foram percebidas pelos consumidores. "Percebemos que precisávamos comunicar melhor estas mudanças", disse o executivo. A inauguração da nova fachada, em poucos dias, ajuda. "Diminuímos a área do Carrefour e ampliamos a oferta de restaurantes. Também trocamos os vidros da fachada para conseguir mais luminosidade e transparência."

Um passo importante para a revigoração foi o acordo com a Multiplan, fechado em abril do ano passado. O grupo carioca, que administra uma rede de 14 shoppings, entre estabelecimentos próprios e de terceiros, trouxe um novo dinamismo à gestão do Eldorado. Enquanto os Jereissati, donos do Iguatemi, e Isaac Perez, o controlador da Multiplan, construíram uma cadeia de shoppings centers nas últimas duas décadas, a família Veríssimo manteve apenas o Eldorado.

O Eldorado não vinha conseguindo ter a rapidez necessária para reagir e perdeu clientes para os novos shopping que surgiram na cidade nos últimos cinco anos, como o Villa-Lobos e o Patio Higienópolis. No ano que vem, ele terá mais um concorrente, o shopping Cidade Jardim. Mas a nova gestão trouxe resultados.

"Desde que a Multiplan assumiu a gestão, a receita líquida do shopping cresceu 15%", afirma Veríssimo. O acordo permite que o Eldorado compartilhe das ações de marketing de toda a rede Multiplan e vantagens na captação de lojistas. Entre as novas lojas que vieram estão a Siberian e o Burger King.

Uma das maiores deficiências do shopping é na área de vestuário. "Ficamos muito tempo sem cinema, perdemos público jovem e os lojistas foram embora", diz Veríssimo. Até o fim do ano, eles anunciam a abertura de uma nova âncora de moda. Em novembro, as tão aguardadas nove salas Cinemark serão inauguradas. "Teremos um aumento de frequência de 20%", calcula Guillermo Enrique Bloj, novo superintendente do Eldorado, que assumiu há 22 dias.

No fim de 2007, mais uma injeção de ânimo. A torre comercial de 32 andares da Gafisa, construída na área de estacionamento do Eldorado - e do qual o grupo detém 28% de participação - , deve gerar uma circulação direta de 7 mil pessoas e, indireta, de 3 mil. Nos fins de semana as 1,8 mil vagas de estacionamento do espigão vão se somar as 3,5 mil do shopping. "Teremos assim a maior oferta de vagas entre os shoppings, uma área de alimentação e estrutura de lazer completas", diz Bloj. Veríssimo acredita ter colocado, enfim, seu negócio, de novo, no prumo. "A indústria de shoppings entrou numa segunda fase, de consolidação. Só os melhores vão sobreviver."
icon facebook
icon facebook
Rua Pedroso Alvarenga, 1046 - 14º Andar - Itaim Bibi - São Paulo/SP | Tel. (11) 5180-5555 | Fax. (11) 3079-1998
desenvolvido por Criamix
NEWSLETTER