BONS NEGÓCIOS
BUSCADOR DE FRANQUIAS
VER TODAS
Francap
Sua empresa tem perfil de franqueadora?
No mercado, muitas pessoas perguntam sobre o perfil do franqueado ideal. Segundo André Friedheim, o franqueado ideal é “aquele que se identifica com o ramo, se dedica ao negócio, é bom administrador, bom em vendas, com boa liderança perante sua equipe e que sabe seguir regras”.
E o perfil ideal de uma empresa franqueadora?
Segundo Friedheim, “é preciso haver confiança mútua no processo, convergência de interesses e de visão do negócio e que as partes se complementem, cada uma sabendo suas responsabilidades e obrigações”.

A empresa franqueadora também passa por uma avaliação ao ser escolhida pelo candidato a franqueado, e há alguns pontos a se considerar:

- A empresa cuida bem de sua marca? A marca é registrada? É feita uma boa divulgação? Como ela escolhe as mídias onde investe? O que ela faz para fortalecer a marca? A propaganda é profissional e de impacto?

- A empresa tem um plano de expansão realista e sabe quais territórios podem ser explorados por cada franqueado?
- No processo seletivo, oferece a oportunidade de um test drive na operação, para que se possa experimentar a realidade do seu negócio?
- O contrato de franquias é bilateral, ou seja, tem obrigações e vantagens para ambos os lados? Ele é claro em todas as cláusulas?
- A empresa tem conhecimento desenvolvido dentro de unidades próprias e demostra capacidade de compartilhar seu know how? Oferece um modelo de negócio de sucesso?
- Como é a consultoria de campo? Com qual periodicidade a franqueadora realizará visitas em sua operação?
- Que tipo de treinamento é oferecido? Se o candidato a franqueado tem dificuldade em algum ponto, como gestão financeira, a franqueadora oferece treinamento inicial para reforçar este ponto?

- Há treinamento contínuo?
- A empresa oferece sistemas de gestão operacional e financeiro?
- Há estudos de indicadores de rede, que possam monitorar os melhores resultados para realizar diagnósticos para aprimorar o trabalho? Os franqueados são avaliados por estes indicadores?

- Eles se sentem valorizados? A empresa trata os franqueados como empresários?
- Ao conversar com os franqueados atuais, é possível perceber que há relação de confiança?
- A empresa está sempre em busca dos melhores fornecedores homologados, conseguindo maior qualidade e um menor custo para a rede? Está sempre em busca de ganhos de escala para a rede?

- Ela realiza pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e escuta os franqueados na avaliação dos produtos e serviços atuais? Os franqueados se sentem ouvidos?
- As ações de marketing são alinhadas com a rede de franqueados? A empresa é capaz de pensar no marketing a longo prazo, visando a força da rede?


São muitos os pontos, mas o sistema de franquias vem com esta caraterística de que o franqueado tem acesso em curto prazo a algo que demoraria anos para alcançar caso investisse em um negócio próprio. Porém, mesmo a franqueadora tendo sucesso com a rede, o sucesso em cada ponto de venda vem do trabalho do franqueado.
A possibilidade de ganho mútuo é real, e torna o sistema muito atrativo quando cada um faz a sua parte.


Por: Adriana Pinheiro Tomaz e Silva
icon facebook
icon facebook
Rua Pedroso Alvarenga, 1046 - 14º Andar - Itaim Bibi - São Paulo/SP | Tel. (11) 5180-5555 | Fax. (11) 3079-1998
desenvolvido por Criamix
NEWSLETTER