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Spoleto chega à Europa
Maior rede de culinária italiana do país, o Spoleto vai abrir em dezembro sua primeira unidade na Espanha, na capital Madri. A empresa fechou um contrato de franquia na Península Ibérica com o grupo espanhol Franchise Hispania, especialista em franquias e food service, cujo líder foi presidente do Burger King no sul da Europa até 2005. A perspectiva do Spoleto é abrir pelo menos 50 lojas em cinco anos na Espanha e Portugal.

Além de comandar a expansão na Península Ibérica, o grupo espanhol também será sócio-gestor do Grupo Spoleto em uma master franquia para a Europa, incluindo a Rússia, e terá como objetivo atingir um novo país a cada dois anos. Sendo assim, até 2008, o Spoleto estima chegar a outros países europeus. E os planos vão além-fronteira! Nos próximos dois anos, a rede de culinária também pretende entrar em outros países fora da Europa.

O investimento inicial na expansão européia é de cerca de € 5 milhões, valor que engloba a abertura das primeiras lojas próprias na Península Ibérica e o desenvolvimento da marca Spoleto no novo continente. Para Mario Chady, presidente do Grupo Spoleto (também franqueado da marca Domino`s Pizza no Brasil), a escolha pela Espanha foi estratégica.

- Nos últimos quatro anos, a Espanha vem se posicionando como o país com maior crescimento econômico da Europa, além de exportar tendências para seus vizinhos e outros continentes. Logo, a entrada por Madri é estratégica e acreditamos que a parceria com o grupo espanhol vá catalisar a expansão de forma rápida e sustentável.

A rede de culinária deu seu primeiro passo rumo ao exterior em 2005, chegando ao México, onde está presente com duas unidades e abrirá a terceira no final deste ano. A meta para este país também promete. A rede estima abrir 14 lojas na capital mexicana nos próximos dois anos.

O Spoleto

O Spoleto conta hoje com 148 restaurantes em 18 capitais brasileiras e dois no México. Em 2005, registrou um faturamento de R$ 120 milhões, aproximadamente 30% a mais que o ano anterior. O aumento em refeições vendidas também foi significativo: 18%, totalizando 8,5 milhões. A projeção para 2006 é crescer 40%, fechar o ano acima da meta projetada de 150 restaurantes e faturar cerca de R$ 170 milhões.

Em sete anos de operação, a rede é apontada como o modelo de culinária rápida mais inovadora e consistente na sua construção de marca, obtendo um crescimento muito acima da média do mercado de alimentação. Além do crescimento expressivo, vem obtendo muito sucesso com as ações de marketing, que englobam patrocínios culturais e esportivos.

No Spoleto o próprio cliente é o chef e tem liberdade de montar o prato na hora para as 13 massas, utilizando variações com 34 ingredientes diferentes como kani, alcaparras, nozes, salmão, gorgonzola, alho poró, cebola, champignon, tomate seco e mussarela de búfala, e ainda escolher entre oito diferentes temperos. Isso sem falar nos molhos: seis tipos para as massas e cinco para as saladas.
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