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Speedo "descola" do esporte e lança marca de roupas zen
Desde a fundação, em 1928, a australiana Speedo sempre esteve associada a artigos esportivos, especialmente os de alta performance. Mas, depois de apostar alto em roupas que esbanjam tecnologia, a companhia decidiu ficar zen. No fim do mês, lança a Buddha Beach - grife de roupas casuais feitas "sob medida" para atender os anseios dos jovens urbanos, descolados e voltados às questões espirituais - daí o nome associado ao Buda.

É a primeira vez na história que a Speedo coloca na prateleira uma segunda marca. Dissociada de artigos esportivas, a Buddha Beach nasce exclusivamente no Brasil e as coleções serão vendidas nas três lojas da Speedo em São Paulo. Se ganhar musculatura, a grife poderá ter loja própria.

"Há a possibilidade de a marca virar loja própria ou ser vendida em lojas multimarcas", diz Roberto Jalonetsky, diretor de marketing da Speedo do Brasil. "Teremos cuidado, porque o foco é criar uma marca exclusiva."

As roupas da Buddha Beach - feitas por quatro fabricantes nacionais e que não atendem à Speedo - terão edições limitadas. Cada modelo de camiseta, por exemplo, terá somente 120 exemplares. "Queremos dar o tom de algo único", diz Valéria Luppi, gerente de produtos das duas marcas.

As peças da coleção de estréia foram desenvolvidas pelo designer e grafiteiro Ricardo Tatoo, com ajuda de oito estilistas da companhia no país. "A idéia é acompanhar a tendência mundial que usa muito grafismo", afirma Valéria. Roupas - inicialmente apenas masculinas - vão explorar tecidos camuflados, desbotados e nos tons terra e a arte urbana estará presente nas texturas que terão toques de carimbos, xerox, grafites, tinta escorrida, cartaz de rua.

Se entrar num ramo tão distinto pode parecer um contra-senso para uma empresa focada em esporte, Jalonetsky reforça o contrário. "Com as lojas-conceito e com a maior investida em licenciados, percebemos que poderíamos inovar, acompanhando o consumidor do esporte até os seus momentos de lazer."

Nos últimos cinco anos, a Speedo do Brasil investiu R$ 3 milhões para abrir três lojas. Também reforçou a área de licenciados - fazendo desde meias até bicicletas e artigos de cama, mesa e banho.

A Speedo é uma marca tradicional, ainda de capital fechado e familiar e sediada em Londres. Consolidou-se na área esportiva, ao abusar nas inovações. A última delas foi nas Olimpíadas, quando lançou roupas para nadadores profissionais inspiradas na pele do tubarão. Trata-se do Fast Skin II, feita com nanotecnologia, tecnologia aeroespacial e da indústria cinematográfica.
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