- FRANCAP
- A Empresa
- Nossos Diferenciais
- Produtos e Serviços
- Trabalhe Conosco
- Equipe
- Cases
- Notícias
- Vídeos
- SOBRE O FRANCHISING
- Conceitos Gerais
- Evolução do Sistema
- Principais Números
- Legislação
- TORNE-SE UM FRANQUEADO
- Dúvidas Frequentes
- Oportunidades de Negócio
- TORNE-SE UM FRANQUEADOR
- Franquia como Estratégia
- Pré-requisitos

O mercado de franquias cresce a cada mês no interior do Estado. Rio Preto é prova disso. Apenas no Riopreto Shopping Center três novas lojas do sistema serão inauguradas até setembro.
Pesquisa anual da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revela crescimento de 13% em 2005 em relação ao ano anterior, atingindo um faturamento de mais de R$ 35 bilhões no país.
O Riopreto Shopping tem 292 lojas instaladas. Do total, 35% são pelo sistema de franquia. No último semestre do ano passado foram instaladas cinco lojas.
Até o mês que vem o centro de compras ganha três novas franquias. Hoje, às 10h, será inaugurada a loja do Bob´s, rede de fast food.
Na segunda-feira será a vez do Rei do Mate, de cafés e chás. Em setembro será inaugurada a Bunny´s.
As franquias demandaram investimentos superiores a R$ 600 mil, R$ 400 mil do Bob´s e R$ 200 mil da Bunny´s. O proprietário do Rei do Mate preferiu não revelar os valores. A geração de empregos chega a 44.
No Praça Shopping, das 98 lojas instaladas, 21 são franqueadas.
Cidade atrai investidor
O advogado Felipe Rafael Gouveia Gomes, de Ribeirão Preto, investiu R$ 400 mil na instalação do Bob´s. O número de empregos chega a 30. A escolha pela instalação em Rio Preto deve-se à semelhança do mercado local com o da capital. A partir do terceiro mês de funcionamento, a loja vai entregar os produtos em domicílio.
Já o empresário Márcio Carvalho vai inaugurar na primeira semana de setembro uma loja de confecções da marca Bunny´s.
O investimento é de cerca de R$ 200 e, inicialmente, serão gerados 4 empregos. “O shopping é um centro de referência da região. Une-se passeio e compras”, afirma.
Na segunda-feira é a vez da inauguração da loja do Rei do Mate. O empresário Adriano Vieira Pereira não revela o valor do investimento mas optou por Rio Preto por acreditar no potencial da cidade. Foram gerados 10 empregos.
Tendência é descentralizar
“A tendência é cada vez mais ter o deslocamento de marcas possantes para o interior. ” A afirmação é do diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo.
Segundo ele, grandes cidades estão quase ocupadas por franquias, daí a descentralização. “Rio Preto se destaca por ser um centro de região, ter boa localização geográfica e boa renda”, diz.
Pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostra o crescimento do setor, o que revela ser um investimento interessante, com retorno em média no período de três anos.
Para começar, segundo Camargo, o ideal é escolher o ramo de aptidão e considerar o valor do investimento – entre 40 e 60% do capital deve ser próprio –. Depois disso, pesquisar o mercado para ver se a marca tem aceitação e conversar com fraqueados para checar o nível de satisfação da marca, orienta Camargo.