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Reserva entra para o mercado de franquias
Com apenas 6 anos e presente em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, através de 26 lojas próprias e em mais de 550 multimarcas, a Reserva conquistou seu espaço no mercado com um espírito inovador e sua vocação para a passionalidade e a transgressão. Reconhecidos pelo icônico símbolo do pica-pau, oferecemos uma moda casual exclusiva. Nossa coleção gira em torno de peças chave para o guarda-roupa masculino: camisas, pólos, t-shirts, calças e bermudas, calçados e acessórios, além da série limitada Ateliê Reserva criada com design apurado a partir de materiais sofisticados ou acabamentos especiais característicos da arte da alfaiataria.

Mas o objetivo da marca é oferecer muito mais que coleções. Nossas lojas foram pensadas para receber (e entreter) nossos clientes e sugerem uma experiência que vai além das araras. Invertemos a lógica tradicional do mercado e aproximamos a equipe de venda do consumidor abrindo nossas portas para receber nossos “clientes amigos” para beber, escutar boa música e festejar a vida. Além das inúmeras características sensoriais de nosso VM que fazem de nossas lojas muito mais do que uma simples loja de roupas, nosso marketing investe em campanhas de comunicação fora da caixa e focadas muito mais na mensagem do que no produto.

Acreditamos fielmente que da experiência trocada com nossos clientes nascerá o futuro da marca. Por isso, investimos numa comunicação 360º com eles. Preferimos o diálogo ao monólogo, o sorriso ao blasé... Na Reserva preferimos realizar sonhos e não empreender. E você? Procura um simples negócio ou prefere viver intensamente aquilo que escolheu fazer na vida?

O “sorridente” da empresa Rony Meisler, responde algumas perguntas fundamentais para o sucesso de uma franquia Reserva.

Quais os planos da Reserva para 2013? Qual a meta de loja? Interesse em alguma região específica?

Em 2012 planejamos e testamos. Em 2013 começaremos o nosso plano de expansão através de franquias. Nosso objetivo é para um ano com no máximo 5 franquias. Poucos e bons para que possamos amarrar questões práticas de forma colaborativa e com disponibilidade de tempo alta. Para a partir de 2014 o ritmo de inaugurações começará a crescer.

Foco no Nordeste e no Centro-Oeste.

A Reserva tem uma identidade própria, a CULTURA RESERVA, um futuro franqueado precisa estar inserido nessa cultura?

Indubitavelmente. A Experiência Reserva se norteia por duas características fundamentais: A verdade e a felicidade.

Não acreditamos que nossos produtos vendam sozinhos. Nunca venderam. Quem os vende é uma família comercial altamente interessada em ajudar e participar da vida do consumidor, equipe articulada e apaixonada pela vida.
Nunca quisemos ser uma empresa que vende roupas para pessoas, sempre fomos e seremos uma empresa de pessoas que vendem roupas.

Como vocês pretendem incluir a CULTURA RESERVA das lojas próprias para as Franquias?

Nossa cultura está totalmente associada às pessoas. São felizes? São articuladas? A troca com elas é prazerosa? Nosso time comercial atuará com muita atenção no recrutamento, seleção e acompanhamento dos profissionais que trabalharão nas franquias da marca. É fundamentalmente aí que está o ativo de nossa experiência. Se as pessoas forem às corretas o treinamento para elas será uma continuação do que pensam e praticam para a vida, caso não sejam, caso não sejamos capazes de entender isto na seleção, o próprio negócio as expulsará.

Além disso, o ambiente das lojas é pensado como se fosse à casa do homem Reserva. Gostamos de perceber nossos PDVs como um terceiro "espaço" na vida deste consumidor. Ele possui a casa dele, o trabalho dele e a Reserva. Lá ele vai para beber uma cerveja gelada, falar besteira com os amigos, e, como consequência de tudo isso, comprar roupas. E muitas vezes ele nem compra roupas, qual o problema? A questão da gratidão é inconsciente e, por isso, pensou Reserva, pensou amigos e aos amigos devemos atenção e fidelidade.

Desta forma, além das pessoas, argumento principal, temos um conjunto de produtos e serviços sensoriais que fazem das lojas próprias muito mais do que uma loja de roupas. Volume do som, aroma, mimos distribuídos de surpresa em datas especiais, CRM, qualidade do som, cerveja gelada, café quente, revistas Reserva, diálogo cultural e comportamental através de campanhas, desfiles, vídeos e mídias sociais e etc. Tudo será operado e supervisionado como se estivéssemos operando uma loja própria. Estamos nos preparando há um ano para este momento.

Qual é o perfil dos consumidores RESERVA?

Eles possuem entre 20 e 50 anos de idade, são independentes financeiramente e adoram a liberdade de consumo e tomada de decisão que com isso conquistarão. São totalmente inseridos tecnologicamente, baladeiros e atraídos por marcas que possuem o que falar além dos produtos que vendem. Gostam de perceber no ambiente da loja um escape, lugar para relaxar e jogar conversa fora que fica entre a sua casa e o seu trabalho.

Como a Reserva vai preparar seu franqueado para o sucesso?

O perfil do franqueado é premissa relevantíssima. De nada adianta um franqueado triste ou sisudo para uma marca feliz e sorridente.
Uma vez que o franqueado for de fato Reserva ele passará um mês conosco em treinamento no Rio para entender a questão da experiência no PDV e as questões relativas à boa administração do negócio (cadastro, caixa, estoques e etc.).
Após isso, o franqueado receberá uma visita mensal de nossa equipe de supervisão que atuará na franquia com as mesmas ferramentas e ações praticadas em nossa rede de lojas próprias, com a missão de garantir a experiência Reserva em todos os pontos de venda.
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