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Quantas refeições do seu dia a dia você realiza fora de casa?
Com o crescimento da indústria e do varejo, o aumento do poder aquisitivo e as demandas da vida moderna, o setor de “alimentação fora do lar” recebeu um grande impulso.
Se você realiza com frequência refeições fora de casa, está entre os 65,3% de brasileiros que, segundo o Instituto Data Popular (2011), optam por “almoçar”, “lanchar”, “jantar” ou tomar o “café da manhã” em um estabelecimento comercial (em ordem de predominância).

É um desafio para o mercado brasileiro alimentar estas pessoas para as quais a alimentação fora do lar adquiriu tanta importância, e as franquias estão crescendo para atender esta demanda. Nos dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) apresentados recentemente, as franquias de alimentação faturaram R$ 20,6 bilhões de reais em 2012, um crescimento de 17,6% em relação ao ano anterior.
 
Dentre as franquias que obtiveram um crescimento notável, destaca-se a rede de grelhados fast food Montana Express, do Grupo Montana Grill, que oferece ao público refeições rápidas, saborosas, com custo acessível e, acima de tudo, saudáveis. A opção pelos pratos executivos da marca faz muito sucesso nas praças de alimentação, já que o cliente pode escolher o prato que mais lhe agrada, com um sabor incomparável e preço bastante atraente. Esse cenário gera o consumo tanto de pessoas que se alimentam esporadicamente no shopping, como daquelas que comem com frequência na praça de alimentação. Segundo o Diretor de Novos Negócios da franquia Montana Express, Alex Piton, “a procura pela rede no horário de almoço representa 60% do faturamento das lojas”.

De acordo com pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o valor que o brasileiro gasta com alimentação fora do lar deve aumentar mais de 50% até 2020. E não somente para se alimentar durante a semana de trabalho, mas também como lazer nos finais de semana.

Quem se interessa por uma franquia de alimentação, deve verificar se a procura acontece em qualquer época do ano e saber o que chama a atenção do consumidor para que escolha esta opção na praça.

Comida a quilo também é uma proposta que vem chegando ao modelo de franquia. Um exemplo é o novo Kappa Gourmet, criado para oferecer um produto nobre a um custo mais acessível. Nasceu da vivência com a rede Kappa Sushi, famosa por sua alta qualidade na manipulação de peixes, e virou um sucesso de público. Associando qualidade e variedade, são mais de 300 opções com pratos e sobremesas artesanais de receitas exclusivas, que conseguem agradar aos mais diversos e exigentes paladares.

Com o crescimento do mercado de franquias chegando a 16,2% em 2012, e a expectativa de grande aumento na população que se alimenta fora do lar, vale e pena conhecer mais sobre o assunto.
 
Por: Adriana Tomaz - Consultora Francap
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