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O franchising e o luxo
Shoppings luxuosos, serviços exclusivos e marcas desejadas pelos consumidores. O brasileiro gosta mesmo de luxo. Se esta frase fosse dita há alguns anos o questionamento seria certo. Porém, com a disseminação da informação, o aumento da renda e a chegada das grandes redes internacionais os consumidores acostumaram-se a admirar, desejar e, por que não, comprar em lojas de marcas de luxo.

Inicialmente este movimento ficou polarizado em São Paulo, mas há seis anos começou a se expandir para todas as regiões do país.
Uma prova disso é a abertura de shoppings com esse perfil no Nordeste, Centro Oeste e Sul do país onde muitas destas marcas estão chegando por meio de franqueados.
Segundo André Friedheim algumas marcas de luxo optaram por expandir pelo franchising para acelerar sua expansão. “Desta forma, pode-se abrir várias operações em diferentes cidades potenciais, sem demandar grandes investimentos e contando com a gestão profissional de franqueados”.

Apesar dos custos de implantação de uma loja de luxo serem maiores, muitas vezes acima de R$ 1 milhão de reais, o retorno é igualmente proporcional. Cada vez mais pessoas consomem luxo, desde um chocolate diferenciado, uma joia ou roupas e sapatos de grife.

O pleno emprego, o aumento da renda e a farta produção de novos milionários, estima-se 27 ao dia, fizeram com que as marcas apostassem cada vez mais no mercado brasileiro.
Desde as renomadas grifes internacionais às joalherias, perfumarias, chocolatarias, hotéis, bares e restaurantes, há uma infinidade de opões de investimento. No momento da decisão vale a afinidade do franqueado com a marca, a capacidade de investimento e sua disponibilidade em se dedicar ao negócio.

“O franqueado de uma marca de luxo tem a vantagem de iniciar seu negócio com uma valiosa marca por trás, recebendo um suporte diferenciado e treinamentos segmentados para o público-alvo. Ele se torna o responsável por promover e cuidar da imagem da empresa localmente”, destaca Friedheim.

O brasileiro ama ser mimado. Consome com impulso americano, mas espera um valor de consumo de qualidade europeia. Este é o desafio deste negócio, criar acesso aos produtos e serviços às pessoas que rotineiramente não consomem a marca, mas que tem a aspiração em se tornar um novo cliente. Mais uma vantagem para o varejo de luxo brasileiro, que é o único do mundo onde se pode parcelar uma compra em 10 vezes sem juros no cartão.

Ao desejar comprar um artigo de luxo o cliente espera realizar um sonho. O ambiente, o atendimento e serviços agregados fazem parte da atmosfera que farão com que o sonho se torne real ou não.

O importante para o empreendedor que pretende investir neste segmento é conhecer muito bem o mercado, o perfil do público e entender que, muito além de um produto, está vendendo uma experiência única.
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