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Indicar interessados na marca é bom negócio para franqueados
Investir em uma franquia por recomendação de um franqueado da própria rede pode ser um bom negócio para quem indica, quem é indicado e para a empresa. Para André Friedheim, da Francap, consultoria especializada em franchising, a idéia é ótima para atrair novos parceiros e serve de termômetro para a marca. Segundo o consultor, o franqueado somente indica alguém para fazer parte da rede se seu negócio estiver indo bem e se ele realmente acreditar que o interessado conseguirá tornar a nova unidade rentável. "O franqueado que está indo bem não correrá o risco de levar para a rede uma pessoa que pode "sujar" a imagem da marca. E se seu negócio não estiver indo bem, ele jamais indicará a rede a um novo investidor. A não ser que reconheça que o problema é ele ou sua unidade e não a rede", afirma Friedheim.

Jocilene de Oliveira Cuter, franqueada da BIT Company, indicou a rede para a mãe de uma aluna de sua escola, que fica em Cotia, na Grande São Paulo. "Ela sabe como funciona o sistema de franchising, mostrou interesse em abrir um novo negócio e buscou informações comigo. Vi que ela poderia ter o perfil desejado pela empresa e a indiquei para a equipe de expansão da franqueadora, que pôde constatar se minhas observações estavam corretas", explica Jocilene.

"Já conhecia a BIT Company e seu trabalho. A indicação aumentou minha segurança. Quando a franqueadora entrou em contato comigo já sabia quais eram as questões mais importantes e pude conhecer ainda melhor a rede e a estrutura que fica à disposição dos franqueados", afirma Aparecida Tezzaro Puga, que já possui duas unidades de uma rede de escolas de inglês e agora vai abrir uma da BIT Company no bairro Cidade Dutra, na zona Sul de São Paulo.

Para André Friedheim, o fato de um candidato ser indicado por um franqueado atual não exclui a necessidade de o franqueador avaliar o perfil desse candidato, identificar se está apto para o negócio e se é a melhor alternativa para o franqueador. O mesmo vale para o franqueado que deve, apesar da indicação, identificar se é a franquia certa para ele.

Para o gerente de Processos e TI da BIT Company, Fernando Cofiel, o franqueado que indica um investidor com o perfil desejado pela rede só tem a ganhar. "Cada unidade funciona como um outdoor da marca. Quanto maior o número de escolas, maior é a visibilidade da rede", diz Cofiel. Segundo o gerente da BIT Company, outra vantagem é o aumento do montante da verba de publicidade, o que possibilita a ampliação e a regionalização das campanhas de marketing. Além disso, se a indicação se concretizar em um novo negócio, quem indicou recebe um incentivo individual. "É uma forma de estimular quem está ajudando a marca a se consolidar ainda mais no mercado", completa Cofiel.
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