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Incentivo à exportação de marcas terá o dobro do orçamento
Maria Luíza Filgueiras

A Associação Brasileira de Franchising e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) renovaram o contrato de incentivo à internacionalização das franquias brasileiras para o biênio 2007/2008. O acordo prevê R$ 3,3 milhões de investimento para o fomento da exportação das marcas, orçamento quase duas vezes maior que o aplicado entre 2005 e 2006, de R$ 1,8 milhão. A Apex será responsável por R$ 1,6 milhão e o valor restante será investido pela ABF e pelas redes de franquia participantes do projeto.

O incentivo é feito através de subsídios para que as franquias brasileiras participem das principais feiras de negócios de franchising do mundo. "Há grande possibilidade de penetração de franquias brasileiras na América do Sul, onde a economia já é estável mas o setor de franquias é incipiente, propiciando o lançamento de novas redes", destaca Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.

No biênio que termina agora, a parceria da entidade com a Apex focou o mercado norte-americano, mexicano e europeu, com destaque para Portugal e Espanha. "Manteremos a participação em Portugal e México, que estão recebendo bem os investimentos brasileiros, e acrescentamos Itália e Argentina", diz.

Além da presença nos eventos internacionais do setor, a ABF quer incrementar as missões comerciais em países com boas perspectivas de negócios, como Chile, Colômbia, Peru e Equador. "O Peru promoveu, há duas semanas, sua primeira feira de franchising. O país está se abrindo para esse mercado mas não tem know-how, por isso importa o modelo", exemplifica.

As marcas de saúde e beleza, educação, calçados e roupas têm boa receptividade no mercado externo. "O Brasil é hoje grande fonte de cosméticos, através de marcas como O Boticário, Lacqua di Fiori e Água de Cheiro."

Na primeira fase do projeto, todas as marcas participantes já tem lojas ou estão em processo de abertura no exterior, como a livraria Nobel, com pontos em Portugal, Espanha, Angola e, em 2007, México. Das 970 marcas que operam no País, 873 são nacionais e 35 destas têm atuação no exterior. O setor, que faturou R$ 35,8 bilhões em 2005, deve chegar este ano a R$ 40 bilhões, crescimento de 12%.
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