BONS NEGÓCIOS
BUSCADOR DE FRANQUIAS
VER TODAS
Francap
Franquias marcam presença no exterior
As redes de franquias brasileiras no exterior somam 48 empresas, que representam entre 3% e 5% do faturamento do setor. Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo, essa participação deverá crescer nos próximos anos. Para isso, a ABF promove, em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), missões para identificar a potencialidade de vários mercados no exterior. O objetivo é aumentar a participação das marcas brasileiras fora do País em pelo menos 20%.

As franquias externas representam 3% do faturamento do Boticário, informa o seu vice-presidente, Artur Grynbaum. Segundo ele, as unidades internacionais crescem 20% ao ano. "Se não houvesse o efeito da valorização do real frente ao dólar, esse crescimento seria de 40%", ressalta. O Boticário, primeira marca brasileira de franquias a se instalar em outro país, em Portugal, em 1976, está presente em 20 países, com 61 lojas. A maior operação da rede no mercado externo é a de Portugal, com 40 unidades, que deverá ganhar mais 12 quiosques somente neste ano.

De acordo com Artur Grynbaum, os franqueadores encontram três grandes desafios no mercado internacional. O primeiro é reverter a imagem de que o Brasil só exporta commodities. O segundo é tornar a marca conhecida diante de tanta oferta. Em terceiro, a batalha para mostrar todos os benefícios dos produtos.

Para as redes de fora, o mercado brasileiro também não é fácil. "Os franqueadores brasileiros são muito competentes, o que dificulta a entrada dos estrangeiros", ressalta o diretor da Francap, André Giglio. Cerca de 90% das redes de franquias no Brasil são nacionais, índice inferior apenas ao dos Estados Unidos, afirma o diretor executivo da ABF.

A rede Bob’s também está se reestruturando para o fortalecer a internacionalização da marca, que possui duas unidades em Luanda, capital de Angola. Segundo o diretor de marketing, Flavio Maia, a expansão externa deverá ser intensificada pela América Latina. "Já iniciamos sondagens no Chile e no Peru", enfatizando que o foco da rede ainda é o mercado interno, cuja meta é atingir o total de mil pontos de venda em 2010.

Em torno de 90% das redes de franquias instaladas no Brasil são nacionais, índice inferior apenas ao dos Estados Unidos

José Carlos Videira
icon facebook
icon facebook
Rua Pedroso Alvarenga, 1046 - 14º Andar - Itaim Bibi - São Paulo/SP | Tel. (11) 5180-5555 | Fax. (11) 3079-1998
desenvolvido por Criamix
NEWSLETTER