BONS NEGÓCIOS
BUSCADOR DE FRANQUIAS
VER TODAS
Francap
Fnac e Saraiva duelam no shopping Morumbi
A disputa entre as redes Fnac e Saraiva, que já acontece no Barra Shopping no Rio, será ainda mais acirrada no Shopping Morumbi, em São Paulo. A rede francesa Fnac abre hoje no centro comercial paulistano uma megaloja, de 4 mil metros quadrados, que terá o dobro da área de vendas de sua concorrente brasileira no local.

A Saraiva está no Morumbi desde a inauguração do empreendimento, em 1982 , e é uma âncora importante dentro do shopping center, localizado em um bairro nobre da capital paulista. Outras redes de livrarias não resistiram à concorrência. A Nobel e a Siciliano também tiveram lojas no shopping paulistano no passado e acabaram fechando suas portas.

Mas a Saraiva deu mostras de que será um forte competidor. O recém-fechado acordo com a festejada rede americana Starbucks, que terá um café dentro da Saraiva do Morumbi, faz parte da estratégia da rede de livrarias para enfrentar a sua nova rival, a Fnac. A empresa já havia ganhado recentemente um outro vizinho de peso, a livraria Cultura, que abriu em julho último uma unidade no shopping Market Place, que fica bem em frente ao Morumbi.

A sócia da Starbucks no Brasil, Maria Luisa Rodenbeck, afirmou que a proposta da Saraiva era irrecusável na época em que anunciou a parceria, no início de outubro. Além da loja dentro da livraria, a Starbucks terá também uma outra unidade no Morumbi.

A Fnac também não está economizando esforços para enfrentar sues concorrentes nacionais. Estão sendo investidos R$ 25 milhões na megaloja do Morumbi, que será a primeira da rede em um shopping center na cidade de São Paulo. As duas outras unidades ficam na avenida Paulista e no bairro de Pinheiros.

"A loja do Morumbi será a mais moderna da rede no Brasil e será a primeira no país que está sendo preparada para operar com equipamentos sem fio", afirma Nardis Lemme, diretor da unidade.

Pierre Courty, presidente da Fnac no Brasil, está negociando com outros shopping centers. "Estamos falando com todo mundo, mas não temos nada fechado ainda", diz o executivo, que não descarta, por exemplo, abrir uma Fnac no shopping Anália Franca, que está localizado na Zona Leste de São Paulo.

Tanto o Anália Franco como o Morumbi e o Barra Shopping fazem parte do grupo Multiplan. Todos os shopping centers em que a Fnac possui lojas pertencem à administradora de shopping centers mas, segundo Courty, não existe um acordo de exclusividade entre eles. Hoje, a rede tem sete lojas no Brasil. "Existem capitais em que nós não estamos, mas gostaríamos de ter lojas, como Belo Horizonte e Porto Alegre, por exemplo", afirma o executivo.

Marcílio Pousada, diretor superintendente da divisão varejista da Saraiva, diz estar preparado para enfrentar a nova concorrente em São Paulo, assim como fez no Rio. "A loja carioca no Barra Shopping é a que mais tem crescido este ano em toda a operação varejista", diz o diretor da rede, que hoje possui 30 lojas. A Saraiva quer abrir entre oito e 11 lojas até 2008.

Claudia Facchini e Tainã Bispo
30/10/2006
icon facebook
icon facebook
Rua Pedroso Alvarenga, 1046 - 14º Andar - Itaim Bibi - São Paulo/SP | Tel. (11) 5180-5555 | Fax. (11) 3079-1998
desenvolvido por Criamix
NEWSLETTER