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Expansão do turismo atrai investidores para locadoras de automóveis
Master Rental espera negociar cinco unidades com participação na feira da ABF

O movimento de passageiros nos aeroportos do país cresceu 12,4% no primeiro trimestre de 2006, em relação ao mesmo período de 2005. Segundo dados da Infraero, saltou de 22,5 milhões de pessoas no ano passado para 25,3 milhões neste ano. "Este aumento desperta o interesse para as franquias que atuam no segmento de turismo. As agências e as locadoras de automóveis podem ser as grandes beneficiadas", afirma o consultor especializado em franquias, André Friedheim, da Francap.

Uma das redes que está se expandindo na esteira do crescimento do turismo é a Master Rental. No início do ano, possuía 45 unidades (28 próprias e 17 franqueadas). Em cinco meses, foram abertas cinco lojas (2 próprias e 3 franquias). "Vamos ampliar nossa estrutura para atender ao aumento da demanda e ampliar nossa participação no mercado de forma sólida e sustentada", afirma o diretor de Franchising, Renato Fraga. A intenção é encerrar o ano com 55 unidades.

Para Fraga, a feira da ABF é uma grande oportunidade para ampliar a visibilidade da marca e fazer contato com investidores. "Concretizamos muitos negócios com interessados que visitaram nosso estande na feira passada. Neste ano, nosso espaço é maior, mais visível e melhor localizado."

Além da locação de veículos voltada ao turismo (aluguel diário), a rede também atua em convênio com seguradoras no chamado "carro reserva" e com administração e terceirização de frota, serviço voltado às empresas. "Esses serviços são muito importantes, pois ampliam o fluxo de caixa e não deixam a franquia tão dependente da sazonalidade do turismo", explica o diretor da Master.

Por isso, a rede desenvolveu um estudo para verificar a viabilidade de abertura de unidades em diversos pontos do país. "Analisamos o potencial turístico, o índice de uso de carro-reserva, o desenvolvimento de indústrias, do setor comercial e de serviços, a densidade demográfica e o poder aquisitivo da população de cada uma das cidades para apontar onde devem ser abertas as novas unidades", diz Fraga.

Para André Friedheim, estudos de mercado e planejamento ampliam as possibilidades de o negócio prosperar. "As informações são fundamentais para determinar a viabilidade do negócio. É possível focar as ações", afirma o consultor.

Para se tornar franqueado da Master é necessário um investimento inicial de R$ 25 mil a R$ 35 mil, taxa de franquia de R$ 60 mil, R$ 25 mil de capital de giro inicial e, preferencialmente, capital para adquirir a frota inicial de 10 a 20 carros. Aos novos franqueados a rede oferece estrutura, know-how, ferramentas de gestão exclusivas, treinamento ao investidor e à sua equipe e ajuda na escolha do ponto. Mas, segundo Fraga, isso não basta para que o negócio prospere. "É preciso que o franqueado tenha o perfil desejado pela rede e que ele também se identifique com as características da Master", afirma Renato Fraga. Segundo o diretor, antes de o contrato ser assinado, há um processo de conhecimento mútuo, composto de reuniões, palestras e apresentações de ferramentas e processos para que ambas as partes verifiquem se será um bom negócio.

Master Rental

Investimento inicial: R$ 85 mil a R$ 105 mil
Taxa de franquia*: R$ 60 mil
Capital de giro*: R$ 20 mil a R$ 30 mil
Royalties: 4% do faturamento bruto
Taxa de publicidade: 1,5% do faturamento bruto
Área mínima: 200m2
Nº de funcionários por unidade: 3 (no início da operação)
Lucro operacional: 10% a 15% da receita
Prazo de retorno: 24 meses
Prazo do contrato: 60 meses

* Já incluso no investimento inicial
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