BONS NEGÓCIOS
BUSCADOR DE FRANQUIAS
VER TODAS
Francap
Espresso ou Expresso: a palavra para o seu café
Ler em uma máquina pela primeira vez a palavra espresso nos deixa reflexivos. Afinal de contas, não seria “expresso”? Qual a palavra correta?
A palavra espresso é amplamente adotada na Europa e já é utilizada naturalmente há anos no Brasil, embora não exista na língua portuguesa. Espresso vem do italiano e tem relação em português com o verbo espremer, pressionar.
Um café espresso é feito em máquina sob pressão, onde um jato de água quente passa por uma massa compacta de pó de café. A grande diferença em relação ao café coado, é que neste último a água passa por ele contando apenas com a força da gravidade. Para os apreciadores de um café encorpado, da máquina sai um café mais forte e espumante, que agrada muito pelo sabor e aroma. E é o uso da água quente pressurizada que garante a espuma deliciosa que o cobre. Segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), o creme de cor bege escura serve para manter a temperatura da bebida e preservar seu aroma.
Para conhecer um espresso de qualidade, vale a pena ir até uma das franquias do Café do Ponto e saborear uma xícara. Segundo Márcia Bernardino, coordenadora de Marketing das franquias, as lojas e quiosques Café do Ponto estão preparados para oferecer uma grande diversidade de cafés espressos que não existem em outras cafeterias. A preocupação é que o consumidor conheça novos tipos de cafés, e por isto os atendentes são orientados a indicar um café mais forte como o Sul de Minas, ou a leveza de um Cerrado Mineiro, ou ainda um dos aromatizados com leite vaporizado, excelente pedida para um café da manhã acompanhado de deliciosos salgados.
 A Rede Café do Ponto conta com uma das maiores linhas de produtos do mercado, que vão desde os grãos para as máquinas de espresso até diversos drinques quentes ou gelados com ingredientes que se harmonizam com o sabor e aroma do café. Um dos diferenciais desta franquia reside no fato de que o franqueado pode lucrar tanto com o consumo local, tendo como carro chefe o café e as bebidas especiais à base de café, quanto com a venda de produtos para levar para casa, incluindo cápsulas, cafés em grãos ou moídos na hora.
Para os apaixonados por café, vale a pena conhecer, já que um excelente café merece sempre ser bem apreciado. E também pode se transformar em um excelente negócio.
Já a palavra expresso, é um adjetivo que significa “rápido”. Também poderia ser utilizada, pois o café espresso é oferecido ao cliente em segundos (de 25 a 30). Mas a principal caraterística que o diferencia é mesmo a de ser um café encorpado, “pressionado” para oferecer todo o sabor contido naqueles grãos.

 
08/05/2013
Por: Adriana Tomaz

icon facebook
icon facebook
Rua Pedroso Alvarenga, 1046 - 14º Andar - Itaim Bibi - São Paulo/SP | Tel. (11) 5180-5555 | Fax. (11) 3079-1998
desenvolvido por Criamix
NEWSLETTER