BONS NEGÓCIOS
BUSCADOR DE FRANQUIAS
VER TODAS
Francap
Como escolher uma franquia de alimentação
Por: Adriana Pinheiro Tomaz e Silva
 
“Considerado um dos setores mais rentáveis dentro do franchising, o de alimentação continua sendo o segmento com o maior número de marcas. Tem apresentado forte segmentação, aumentando a oferta de tipos de negócios.” – Ricardo Camargo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Franquias

Com o posto de segundo setor em faturamento, as franquias de alimentação registraram em 2012 mais de R$ 20,576 bilhões, um aumento de 17,6% em relação ao ano anterior. São números que impressionam e interessam a muitos que querem se tornar um franqueado.

Porém, entre tantas opções, como escolher uma franquia da área de alimentação?
Para facilitar a escolha, aqui vai uma recomendação de especialistas: procure uma empresa franqueadora que tenha experiência, que transmita um bom know how de como operar o negócio. Empresas com larga experiência na operação em restaurantes próprios estão oferecendo novas oportunidades.

Para Eduardo Fairon Rech do Mamma Mia, restaurante há mais de 28 anos no mercado, uma operação bem organizada influencia enormemente no lucro, já que influencia na satisfação dos clientes e na produtividade dos funcionários. “Nós oferecemos pratos excelentes em um tempo bem curto, com o objetivo de permitir que o cliente use o seu tempo para saborear o prato e não para esperá-lo. A montagem da cozinha e as etapas de preparo foram organizadas para que os funcionários alcancem esta agilidade, e oferecemos este treinamento para o franqueado”, afirma.
Com o lema “servir com rapidez, para que o cliente possa saborear com tempo a gastronomia do sul do país”, a operação Mamma Mia é voltada para a praticidade, porém sem perder as características de um produto home made.

A franqueadora deve se dispor a treinar o franqueado tanto nos processos que acontecem no balcão de atendimento quanto nos processos que acontecem na cozinha, para que ele possa executar bem a operação, aumentando a lucratividade. E ainda segundo Rech, “o franqueado deve ter o perfil de colocar a mão na massa e assumir a operação para que a unidade tenha sucesso”, contando com o apoio da franqueadora também na parte administrativa.

Quem comenta também sobre a importância de uma operação bem executada é Walter Lengyel do Kappa Gourmet, modelo de negócio de restaurante a quilo pertencente ao grupo Kappa que está consolidado há mais de 22 anos no mercado de food service e firmou-se com uma imagem agregada a qualidade, serviços excelentes e produtos frescos.
A ideia é fornecer aos clientes uma refeição contemporânea e saudável com o conceito fresh food, com várias opções de comidas, bebidas e sobremesas no buffet. O propósito da rede é proporcionar uma experiência divertida, com o estilo irreverente, jovial e otimista do novo mundo, informando e envolvendo as pessoas e encorajando-as a levar uma vida mais saudável. “Ao oferecer suporte na operação dos franqueados, é fundamental cuidar da qualidade do Manual de Operações, que deve ser o mais detalhado possível, incluindo desde procedimentos de limpeza, funcionamento do caixa, circulação dos clientes enquanto se servem, até os detalhes de preparação de cada uma das receitas pensadas para o cardápio”, afirma Walter.

A experiência do Franqueador em suas unidades próprias pode ajudar (e muito) o Franqueado a operar o seu negócio.
Segundo Lengyel, “para destacar-se neste segmento o Franqueado deve aprender a enxergar os produtos e o serviço como se fosse um “cliente muito exigente” em todos os aspectos como produto e atendimento, e um “administrador atento” na parte organizacional para facilitar o dia a dia na unidade, pois a rede Kappa Gourmet tem a qualidade como ponto forte e prima por isso em todos os seus processos”.
Se você tem interesse em franquias da área de alimentação e procura um suporte de quem tem bastante experiência, conheça as operações Mamma Mia e Kappa Gourmet na Feira de Franquias da ABF, ou acesse nosso site.



icon facebook
icon facebook
Rua Pedroso Alvarenga, 1046 - 14º Andar - Itaim Bibi - São Paulo/SP | Tel. (11) 5180-5555 | Fax. (11) 3079-1998
desenvolvido por Criamix
NEWSLETTER