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Bar de grife é o novo front das cervejarias
Um novo modelo de botequim – que recupera o velho clássico brasileiro, porém revestido com doses de glamour – está chegando ao mercado por impulso das grandes cervejarias. É mais um passo da indústria de bebidas no varejo, após incentivar franquias como Cervejaria Devassa e Bar Brahma.

Em parceria com a Ambev, a operadora de franquias Francap mantém há quatro meses no bairro de Vila Madalena, em São Paulo, o espaço Seu Boteco. Se a investida for bem-sucedida, outras unidades serão abertas. A Cervejaria Schincariol, por seu lado, prepara a abertura do Boteco Devassa, uma versão menor e mais aconchegante da Cervejaria Devassa, que já tem 30 unidades no Brasil. Ou seja, o novo front da guerra das cervejarias se dá no varejo com grife.

A intensa briga pelo que o consumidor derrama no copo ficou assim ainda mais sofisticada. E, por tabela, ganhou investidores. Afinal, somente na gigante Ambev há 5 mil empreendedores, com ficha de cadastro pré-aprovada, à espera de uma oportunidade de se tornar mais um franqueado do portfólio da empresa.

Hoje o negócio de franquias da Ambev já registra 900 operações, entre bares, quiosques, carrinhos e lojas que vendem chope. Ao todo, esse universo de franqueadores movimentou cerca de R$ 300 milhões em vendas ao consumidor no ano passado.

Zero grau

“A montagem de bares requer mais cuidado. Prestação de serviço para reter clientes precisa trazer inovação. Há sete anos não tínhamos tecnologia para garantir mimos que temos hoje. Uma chopeira conseguia, no máximo, gelar a cinco graus. Agora, entregamos na mesa do consumidor a zero grau. Para os novos parceiros do Bar Brahma foram desenvolvidos cardápios de comidinhas criadas especialmente pelo chef Olivier Anquier”, diz João Paulo Badaró, diretor de Novos Negócios da Ambev e responsável pelas operações de franquia da empresa.

A operação Bar Brahma começou sem muito alarde e já foram abertos três unidades do original Bar Brahma, aquele que se consagrou na esquina da Ipiranga com a São João, eternizada na canção de Caetano Veloso. Foi mais um em São Paulo, um em Brasília e outro em Curitiba. Até o fim do ano, serão mais seis. Um na capital, quatro no interior de São Paulo e outro no Rio.

“É um projeto vencedor que, em 2012, chegará ao Nordeste. Mapeamos o País em cinco regiões para essa operação e já temos parceiros definidos. Em São Paulo, vamos seguir com os sócios Álvaro Aoas e Luis Lacerda, que reabriram o Bar Brahma em 2001, depois de ter ficado dez anos fechado.”

Só Premium

Enquanto a franquia Bar Brahma avança lenta e gradualmente – até porque exige investimento em torno de R$ 1,5 milhão para espaços que abriguem entre 400 e 500 pessoas, com capacidade para oferecer conteúdo musical –, surgiu a ideia de uma nova frente de franquias de bares. Menores, mais charmosos e para um público de maior poder aquisitivo. Nasce assim o Seu Boteco com espaço para até 180 pessoas, investimentos de R$ 600 mil e venda de cervejas premium do portfólio da Ambev, entre marcas como Stella Artois, Norteña, Leffe e Franziskaner. Vencida a fase experimental, o Seu Boteco deve seguir o caminho do famoso Bar Brahma.

A Ambev tem ainda duas outras iniciativas na área varejista, ainda incipientes. No caso da franquia Bar da Boa, no bairro boêmio da Lapa, no Rio, que nasceu em razão da propaganda da marca Antarctica, Badaró diz que se trata se ação isolada, sem intenção de expansão.
Já a inauguração do Bar Bohemia no segundo semestre, em Petrópolis, junto à fábrica onde também haverá um museu, pode dar frutos em novos endereços. O modelo é similar ao criado pelos holandeses da Heineken, que desde o ano passado são os novos competidores da Ambev no Brasil, após comprarem a Cervejaria Kaiser da mexicana Femsa. Em Amsterdã, eles mantêm loja-conceito e restaurante que é sucesso de público e oferece até laptop com logotipo da empresa.

Loura Devassa

Todo o barulho em torno da cerveja Devassa Bem Loura, que teve como garota-propaganda a polêmica socialite americana Paris Hilton, colaborou para difundir a marca Devassa e ajudou a rede de franquias de chope da marca.

Se, em 2008, quando a Cervejaria Schincariol começou a investir em franquias, eram nove bares, no ano passado a rede fechou com 30 casas, que faturaram R$ 60 milhões.

A perspectiva é encerrar este ano com 42 Cervejarias Devassa, sendo três novos endereços nos próximos meses: Higienópolis, Granja Viana e Vila Madalena. Todos em São Paulo.

“Em cinco anos, teremos 80 casas e, no próximo ano, chegaremos ao Nordeste”, diz Francisco Duarte, diretor geral de franquias da Schincariol. Para ele, o cenário é de céu de brigadeiro para o negócio no setor cervejeiro.

“Há uma diversificação de consumo, porque houve melhoria de renda. Nas nossas casas, 36% dos clientes são mulheres, entre 23 e 42 anos, que gastam por ano mais de R$ 19 milhões em lazer e se identificam com a pin-up loira da nossa marca”, festeja ele, ao se referir ao símbolo adotado pela Devassa.

Sedução

Toda esse demanda está fazendo a Schincariol diversificar o portfólio de franquias com o lançamento do Boteco Devassa. “Assim como a unidade da Cervejaria Devassa na Rua Bela Cintra, que pertence à própria companhia, vamos montar um Boteco para estimular investidores a comprar a proposta.”

Na opinião de Duarte, o avanço da indústria no varejo não canibaliza o negócio nos outros pontos de venda de cerveja. “O mercado de bebidas carece da excelência de execução. Não dá mais para simplesmente botar a marca no balcão. Há que se criar uma ambientação para seduzir o consumidor.”

Ao contrário da Ambev e da Schincariol, a holandesa Heineken, dona da Kaiser no Brasil, não aposta em investimentos no varejo para estimular as vendas.

“Não temos planos de implantar aqui o bar-conceito da Heineken que temos em algumas capitais pelo mundo”, informa Nuno Teles, diretor de marketing da Heineken do Brasil.

“Esses espaços servem para sabermos as necessidades efetivas de nossos clientes. Temos experiência com refrigeração, e é esse conhecimento que queremos difundir para o varejo.”
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