BONS NEGÓCIOS
BUSCADOR DE FRANQUIAS
VER TODAS
Francap
A procura por franquias de serviços
Uma loja que lava, tinge e conserta roupas. O negócio faz sucesso num mundo onde as pessoas têm cada vez menos tempo e querem mais praticidade.

“Lavar fora sai bem mais em conta, principalmente porque não tenho espaço para fazer esse serviço em casa e otimiza bem o tempo”, comenta a cliente Rosimere Geraldele.

O empresário Flavio Conrad apostou nesse segmento e deu certo. Ele montou a primeira loja em 1993. O negócio virou franquia e, atualmente, conta com uma rede de 211 lojas no país, com 30 novas unidades por ano.

“Esse segmento tem muito a crescer. Isso porque a renda do país está crescendo e as mulheres, que cuidavam das roupas antigamente, não têm mais tempo para isso”, acredita Flávio.

O diretor de marketing da ABF - Associação Brasileira de Franchising -, André Friedhein, confirma: o segmento de serviços no Brasil se profissionalizou e se expandiu. De 2005 para 2006, o faturamento do setor cresceu 15,7%. Para ele, mesmo com o maior número de negócios ainda tem muito mercado pela frente.

“Se a gente pegar especificamente o setor de lavanderia, cerca de 3% da população brasileira utiliza lavanderias. Na Argentina, esse número cresce para 40% e nos Estados Unidos vai a 90%. Então, por mais que seja competitivo, a gente ainda vê que tem muita possibilidade de crescimento. Isso vai gerar inúmeras franquias e inúmeros franqueados”, analisa André Friedhein.

Outra franquia reúne vários serviços no mesmo espaço. A lavagem e o tingimento são feitos em centrais da rede. Já na loja, as costureiras ajustam, consertam, criam detalhes e até mudam as roupas dos clientes.

“Eu vim transformar uma calça em saia. Você já muda, fica com um jeans novo, uma saia nova, sem precisar comprar outra. É só aproveitar o que tinha em casa”, aprova a cliente Rosângela Machado.

Para montar o negócio, o investimento é de R$ 52,5 mil. O valor é para uma loja de 40 metros quadrados e inclui taxa de franquia, reforma e decoração do espaço, computador e máquinas de costura. A franqueadora acompanha toda a montagem do negócio.

Dos clientes, 70% conhecem as lojas graças ao ponto comercial. O primeiro passo é escolher o que se chama de bairro vertical, com muitos prédios. A boa iluminação é o destaque. Vitrine bem clara chama a atenção de quem passa. Na porta, um cartaz anuncia as promoções. Dentro, o atendimento faz a diferença.

As funcionárias fazem cursos nas lojas da rede. As unidades recebem a visita de um consultor da franqueadora pelo menos a cada três meses.

“A gente procura estar muito próximo do franqueado e passando nosso know how para ele constantemente, em todas as etapas da loja”, explica o consultor da franquia, Matheus Bruzasco.

A franqueada Rejane Lutfi montou uma loja há sete meses. Desde o início, a empresária fez ações para alavancar o negócio. Foi à rua, distribuiu panfletos e fez parcerias com lojas de roupas.

“Eu trago um cartão com 20% de desconto na barra ou no ajuste, ela entrega para os clientes que estão comprando aqui, o cliente vai até a loja e faz o serviço que precisa”, explica a empresária Rejane.

Ela também criou facilidades, como buscar e entregar roupas para clientes que moram próximos à loja.

E é a própria empresária quem faz o atendimento na loja. Quando o cliente deseja consertar e customizar uma peça, a regra é não deixar ninguém sair insatisfeito.

“Se ele não gosta, não paga”, garante Rejane.

As ações deram certo e o negócio vai bem. No último mês, as vendas na loja dobraram.

“Eu vim porque o trabalho é bom. Eu deixo a roupa, o edredon que não cabe na minha máquina e eu gostei muito do trabalho daqui, do atendimento”, aprova Janaína Lima.

Daqui a dez meses, a previsão de faturamento de Rejane é chegar a R$ 22 mil por mês.

“Estou bastante animada, temos que cumprir e chegar nessa meta”, finaliza.

REVISTA

A revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios traz uma reportagem especial sobre franquias. Para obter mais informações, acesse o site http://empresas.globo.com.
icon facebook
icon facebook
Rua Pedroso Alvarenga, 1046 - 14º Andar - Itaim Bibi - São Paulo/SP | Tel. (11) 5180-5555 | Fax. (11) 3079-1998
desenvolvido por Criamix
NEWSLETTER