BONS NEGÓCIOS
BUSCADOR DE FRANQUIAS
VER TODAS
Francap
6 erros que podem acabar com uma franquia
Apesar das baixas taxas de mortalidade, as franquias não são garantia de sucesso; especialistas indicam seis erros que podem ser fatais para o negócio

São Paulo – Em um negócio independente, a taxa de mortalidade chega a 46% nos três primeiros anos. Quando se trata de uma franquia, o índice passa para 5%. Mas o que parece um ótimo negócio pode virar um pesadelo se o empreendedor não cuidar para que dê realmente certo.

Para André Friedheim, da Francap Consultoria, os candidatos à franquia devem ter consciência de que a franquia não é uma garantia de sucesso. “Quem compra uma franquia minimiza os riscos, sai com uma marca e produtos já conhecidos, o conhecimento da operação, pode usar os ganhos de escala de trabalhar em uma rede de negócios, mas precisa saber que pode não dar certo”, diz.

Confira quais os principais erros que levam ao fracasso e saiba como evita-los.

1. Achar que a franquia dá certo sozinha

Algumas franquias até aceitam franqueados apenas como investidores, ou seja, injetando recursos e deixando o negócio nas mãos de um funcionário. Mas, na maioria das redes, o famoso “barriga no balcão” é obrigatório e pode ser determinante para o futuro da empresa. “O principal erro é achar que a franquia sobrevive sem a gestão do franqueado. Estar presente é essencial para o negócio”, diz Friedheim.

2. Subestimar a gestão diária

Outro perigo, levantado por Maurício Galhardo, da Praxis Education, é perder o controle dos gastos do cotidiano. “As contas administrativas são de total responsabilidade do franqueado. As pessoas acham que só por ser uma franquia já tem chance de dar certo e se esquecem de anotar os gastos pequenos”, explica. Um problema comum é também misturar contas pessoal e empresarial.

3. Errar na escolha do ponto comercial

Com a crescente falta de espaço e preços exorbitantes de aluguéis em grandes centros, é fundamental fazer uma ampla pesquisa e buscar apoio da rede na hora de escolher o ponto comercial. “Franqueadoras novas têm mais chances de errar porque conhecem menos o mercado”, alerta Galhardo.

Segundo Friedheim, as empresas mais experientes costumam apoiar os franqueados de forma mais próxima. “Um franqueador profissional sabe o perfil do ponto ideal e o valor médio do aluguel e pode evitar esse problema”, conclui.

4. Fugir do padrão

Todo empreendedor que decide investir em uma franquia precisa estar disposto a controlar os ímpetos criativos e se adaptar às regras da franqueadora. “Quando o franqueado começa a fazer modificações sem autorização, pode haver um problema”, opina Friedheim.

A essência da franquia é a padronização e ela é um fator determinante para o sucesso. “No desespero, algumas atitudes são tomadas, como vender produtos não homologados ou fazer liquidações fora da rede, o que é ruim para a unidade”, explica o especialista.

5. Ter um único fornecedor

Os riscos da franquia aumentam quando a rede é obrigada a comprar todos os produtos de um único fornecedor. Geralmente, a franqueadora fatura com o abastecimento da rede e, se algo der errado, todos saem perdendo.

Quem comete erros de gestão ou trabalha com o caixa mais vazio do que cheio pode ter que fechar as portas. “Se ocorrer um problema com a entrega, por exemplo, a rede toda será afetada. Antes de escolher uma franquia, é preciso conferir se a empresa tem outros fornecedores”, diz Friedheim.

6. Não ter capital de giro

O capital para começar um negócio deste tipo pode enganar. Alguns empreendedores dão um passo maior que a perna e não tem dinheiro para fazer o negócio girar no começo. “O ideal é ter duas vezes o capital da franquia para ter segurança na operação”, sugere Friedheim, da Francap.

Ter boas noções de juros e movimentação financeira ajuda em momentos de aperto. “Em negócios com muita sazonalidade, o franqueado trabalha alavancando, ou seja, sempre antecipando título, e joga muito dinheiro fora”, explica Galhardo. A dica é criar um plano de pagamento de dívidas para manter a saúde da empresa.
icon facebook
icon facebook
Rua Pedroso Alvarenga, 1046 - 14º Andar - Itaim Bibi - São Paulo/SP | Tel. (11) 5180-5555 | Fax. (11) 3079-1998
desenvolvido por Criamix
NEWSLETTER