BONS NEGÓCIOS
BUSCADOR DE FRANQUIAS
VER TODAS
Francap
6 dicas para ter uma franquia de sucesso
Quem pensa além da sua unidade e serve de exemplo para os funcionários se destaca na rede.

São Paulo – A empresária Magda Veldottore arriscou-se como a primeira franqueada da rede de comida rápida Vivenda do Camarão. Quando a empresa ainda era iniciante, Magda decidiu que queria levar a marca para o interior de São Paulo. Hoje, 14 anos depois, ela é uma das franqueadas-modelo da rede e comanda três unidades. “Acho que atendimento e produto são essenciais para o sucesso”, opina.

Para os especialistas, apesar de ter um modelo pronto e formatado, algumas franquias podem dar mais certo do que outras. Entre os fatores decisivos, está o nível de empreendedorismo e liderança.

Moriaki Hijo é um dos franqueados mais antigos da rede de escolas Fisk. No comando de duas unidades no ABC Paulista, Hijo já atendeu 20 mil alunos em suas escolas. Para ter sucesso, ele acredita que é preciso ter consciência do papel do franqueado. “Entender que a franquia é um negócio próprio administrado em conjunto”, explica.

Confira a seguir seis conselhos de especialistas e franqueados para fazer sua franquia brilhar.

1. Entenda o sistema

Compreender qual a estrutura de uma rede de franquias é indispensável para se dar bem. “A premissa do sistema é que a franquia é um negócio próprio, mas o franqueado não está sozinho”, explica André Friedheim, da Francap Consultoria. Respeitar as regras e saber qual o limite entre ser dono e parceiro são fatores importantes para manter a franquia. “Precisa ter um nível de segurança dos dois lados. A coisa não prospera se franqueado e franqueador não confiam um no outro. Isso abre espaço para conflitos e desgastes”, diz Hijo, da Fisk.

2. Tenha atitude empreendedora

Um sistema bem formatado vai dar as informações para que o franqueado ganhe dinheiro. “A diferença entre o sucesso e o fracasso é em ter atitude empreendedora. Uma marca de sucesso é meio caminho andado, mas o que faz diferença em franqueados muito parecidos é como eles se comportam e praticam toda a teoria entregue”, ensina Liana Bittencourt, sócia da Bittencourt Consultoria.

3. Pense em rede

Além de entender como funciona o relacionamento entre franqueador e franqueado, os empreendedores que se destacam sabem muito bem como melhorar toda a rede. “A colaboração é chave. Precisa entender como ele está inserido na empresa e pensar em trazer novidades. Inovar sempre olhando para a sua franquia como um pedaço de uma rede”, diz Friedheim.

4. Observe a sazonalidade

Muitas franquias não sobrevivem à baixa temporada. Para os especialistas, estar preparado para lidar com este momento é importante. “Tenha um estoque bem organizado e faça promoções”, ensina Friedheim. O ponto mais importante é não deixar de vender em nenhuma oportunidade. Isto depende de uma gestão organizada. “Tenha um abastecimento adequado e faça lançamentos de produtos no momento correto”, sugere Friedheim.

5. Seja um líder exemplar

Magda Veldottore, franqueada da Vivenda do Camarão, define sua função na franquia como operacional. Para ela, o dono do negócio precisa participar do dia a dia e estar perto de funcionários e clientes. “Ser exemplo é fator fundamental para que a equipe possa te acompanhar. Não precisa ser fechador de caixa. Mas tem que ser o líder da equipe”, define Liana.

6. Invista em atendimento

Quem compra uma franquia precisa saber que os clientes já conhecem seu produto e, se sua unidade não tiver um atendimento excepcional, eles vão buscar outra parecida. “Estar na loja com o cliente é importante. Ele tem que ser muito bem atendido, se ele escolheu você”, explica Magda. Para os especialistas, é neste ponto que os franqueados da rede costumam se diferenciar. “Uma estratégia de diferenciação é ir para o ponto de venda falar com o cliente”, diz Liana.
icon facebook
icon facebook
Rua Pedroso Alvarenga, 1046 - 14º Andar - Itaim Bibi - São Paulo/SP | Tel. (11) 5180-5555 | Fax. (11) 3079-1998
desenvolvido por Criamix
NEWSLETTER