BONS NEGÓCIOS
BUSCADOR DE FRANQUIAS
VER TODAS
Francap
Conceitos Gerais
Franchising é um sistema de negócios que permitiu diversos empresários desenvolverem, ao longo dos anos, algumas das marcas mais conhecidas do mercado - como McDonald´s, Lacoste, O Boticário, entre muitas outras. Podemos entender então, que o franchising é uma forma de replicar ou clonar o sucesso de um negócio estabelecido e bem-sucedido.

Definições sobre franchising:

- É uma estratégia de venda e de distribuição de produtos e serviços, através da qual a empresa franqueadora permite o acesso de franqueados a uma marca, a uma tecnologia operacional e a um modelo de gestão de negócio, em troca de pagamentos periódicos e de contribuição eficaz dos franqueados para melhoria contínua do sistema.

- É o contínuo relacionamento entre franqueador e franqueado, no qual o universo total de conhecimentos do franqueador (imagem, sucesso, técnicas de produção e marketing) é fornecido ao franqueado.

- É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam multiplicar suas operações, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono e gestor do seu próprio negócio.

Principais termos relativos ao universo do franchising

Sistema de Franquias - Franchising
termos que dão nome a esse modelo de negócios

Franquia - Franchise
o estabelecimento comercial ou a unidade prestadora de serviços

Franqueador - Franchisor
pessoa jurídica que formata e concede a Franquia, detentor de todo o sistema

Franqueado - Franchisee
pessoa física ou jurídica que adquire uma franquia e recebe o direito de explorar o sistema do franqueador

Território
delimitação geográfica de atuação de uma franquia

Rede
conjunto formado pelas unidades do sistema de franquias, sejam elas unidades próprias e/ou franqueadas

Circular de Oferta de Franquia
Documento jurídico obrigatório, com informações sobre a franquia, a empresa franqueadora e a rede de franqueados

Contrato de Franquia
Documento que formaliza o relacionamento e define claramente os direitos e deveres do franqueador e do franqueado

Taxa de Franquia
valor inicial pago pelo franqueado pela cessão de direito ao uso da marca e acesso ao know how e sistema operacional do franqueador

Royalties
remuneração, tipicamente mensal, paga pelo franqueado ao franqueador, pelo acesso continuado ao uso da marca e por todo o suporte de gestão no dia a dia da operação

Fundo de Propaganda
valores arrecadados de toda a rede destinados à divulgação institucional da empresa e ações de propaganda e marketing

icon facebook
icon facebook
Rua Pedroso Alvarenga, 1046 - 14º Andar - Itaim Bibi - São Paulo/SP | Tel. (11) 5180-5555 | Fax. (11) 3079-1998
desenvolvido por Criamix
NEWSLETTER