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Franchising é um sistema de negócios que permitiu diversos empresários desenvolverem, ao longo dos anos, algumas das marcas mais conhecidas do mercado - como McDonald´s, Lacoste, O Boticário, entre muitas outras. Podemos entender então, que o franchising é uma forma de replicar ou clonar o sucesso de um negócio estabelecido e bem-sucedido.
Definições sobre franchising:
- É uma estratégia de venda e de distribuição de produtos e serviços, através da qual a empresa franqueadora permite o acesso de franqueados a uma marca, a uma tecnologia operacional e a um modelo de gestão de negócio, em troca de pagamentos periódicos e de contribuição eficaz dos franqueados para melhoria contínua do sistema.
- É o contínuo relacionamento entre franqueador e franqueado, no qual o universo total de conhecimentos do franqueador (imagem, sucesso, técnicas de produção e marketing) é fornecido ao franqueado.
- É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam multiplicar suas operações, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono e gestor do seu próprio negócio.
Principais termos relativos ao universo do franchising
Sistema de Franquias - Franchising
termos que dão nome a esse modelo de negócios
Franquia - Franchise
o estabelecimento comercial ou a unidade prestadora de serviços
Franqueador - Franchisor
pessoa jurídica que formata e concede a Franquia, detentor de todo o sistema
Franqueado - Franchisee
pessoa física ou jurídica que adquire uma franquia e recebe o direito de explorar o sistema do franqueador
Território
delimitação geográfica de atuação de uma franquia
Rede
conjunto formado pelas unidades do sistema de franquias, sejam elas unidades próprias e/ou franqueadas
Circular de Oferta de Franquia
Documento jurídico obrigatório, com informações sobre a franquia, a empresa franqueadora e a rede de franqueados
Contrato de Franquia
Documento que formaliza o relacionamento e define claramente os direitos e deveres do franqueador e do franqueado
Taxa de Franquia
valor inicial pago pelo franqueado pela cessão de direito ao uso da marca e acesso ao know how e sistema operacional do franqueador
Royalties
remuneração, tipicamente mensal, paga pelo franqueado ao franqueador, pelo acesso continuado ao uso da marca e por todo o suporte de gestão no dia a dia da operação
Fundo de Propaganda
valores arrecadados de toda a rede destinados à divulgação institucional da empresa e ações de propaganda e marketing
Definições sobre franchising:
- É uma estratégia de venda e de distribuição de produtos e serviços, através da qual a empresa franqueadora permite o acesso de franqueados a uma marca, a uma tecnologia operacional e a um modelo de gestão de negócio, em troca de pagamentos periódicos e de contribuição eficaz dos franqueados para melhoria contínua do sistema.
- É o contínuo relacionamento entre franqueador e franqueado, no qual o universo total de conhecimentos do franqueador (imagem, sucesso, técnicas de produção e marketing) é fornecido ao franqueado.
- É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam multiplicar suas operações, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono e gestor do seu próprio negócio.
Principais termos relativos ao universo do franchising
Sistema de Franquias - Franchising
termos que dão nome a esse modelo de negócios
Franquia - Franchise
o estabelecimento comercial ou a unidade prestadora de serviços
Franqueador - Franchisor
pessoa jurídica que formata e concede a Franquia, detentor de todo o sistema
Franqueado - Franchisee
pessoa física ou jurídica que adquire uma franquia e recebe o direito de explorar o sistema do franqueador
Território
delimitação geográfica de atuação de uma franquia
Rede
conjunto formado pelas unidades do sistema de franquias, sejam elas unidades próprias e/ou franqueadas
Circular de Oferta de Franquia
Documento jurídico obrigatório, com informações sobre a franquia, a empresa franqueadora e a rede de franqueados
Contrato de Franquia
Documento que formaliza o relacionamento e define claramente os direitos e deveres do franqueador e do franqueado
Taxa de Franquia
valor inicial pago pelo franqueado pela cessão de direito ao uso da marca e acesso ao know how e sistema operacional do franqueador
Royalties
remuneração, tipicamente mensal, paga pelo franqueado ao franqueador, pelo acesso continuado ao uso da marca e por todo o suporte de gestão no dia a dia da operação
Fundo de Propaganda
valores arrecadados de toda a rede destinados à divulgação institucional da empresa e ações de propaganda e marketing